sábado, 7 de maio de 2011

The Beatles - 1963

The Beatles em 1963

1963 



 Foi nesse ano em que tudo realmente começou a acontecer para os Beatles. Após o topo das paradas com Please Please Me viu gandres emissoras de Televisão correrem atrás deles para tocar em seus programas.  Foi nesse ano que os Beatles mais fizeram shows em toda seu período de atividade.  O vigor e a determinação dos “Fab Four” eram impressionante dormiam em acomodações precárias, passavam horas atravessando o país de trem. Mesmo assim, teimavam em manter uma agenda sobrecarregada em busca de seu sonho, isso féis com que eles fizessem muito sucesso na Inglaterra , más ainda faltava o Estados Unidos. 

Primeiro álbum
Please Please Me




Em abril de 1963, os Beatles ganharam o seu primeiro disco de prata com “Please Please Me”. Lançado em janeiro de 1963 com “Ask me Why” no lado B, o single rapidamente alcançou o topo das paradas britânicas, incluindo as da Melody Maker e do New Musical Express. Embora o primeiro disco tenha sido promovido de maneira apenas discreta pela EMI, George Martin estava determinado a fazer com que o seguinte fosse algo mais retumbante. O sucesso que os fizeram os dois minutos de “Please Please me” , com seus vocais e acordes de guitarra surpreendentes, refletiu na evolução da música e do marketing dos Beatles.

Segundo Álbum
With The Beatles




Lançado no final de 1963, o 2º disco dos Beatles segue a mesma fórmula do álbum 'Please Please Me': Metade das músicas são do grupo e a outra metade covers ( músicas que o grupo já apresentava em suas apresentaçõe no Cavern e Hamburgo ).

Não há dúvida que os Beatles deram um salto na qualidade deste disco. Mais tempo foi destinado as gravações e o grupo experimentava seus primeiros truques de estúdio, dobrando as vozes e instrumentos.

Nessa época os Beatles já estavam consagrados definitivamente na Grã-Bretanha, principalmente pelos singles ' From Me To You', 'She Loves You' e 'I Want To Hold Your Hand'. Lennon e McCartney já estavam sendo aclamados como os compositores do século e seu estilo copiado por inúmeros grupos, principalmente de Liverpool.

As sessões começaram no dia 11 de Setembro de 1963, porém, os Beatles só finalizariam o disco no mês de Outubro, devido às turnês e outros compromissos.

O disco ficou no topo das paradas por 21 semanas e tornou-se o 1º álbum de rock a vender mais de um milhão de cópias na Grã-Bretanha.
A foto da capa é obra de  Robert Freeman, e mostra os Beatles em meia-luz, num estilo parecido que Astrid Kirchherr ( namorada de Suart Stucliffe - 1º baixista do grupo ) as tirava em Hamburgo. O equivalente americano ao LP 'With The Beatles' é o álbum 'Meet The Beatles'. Novamente o CD é lançado em mono. As versões em estéreo aparecem sómente na versão americana e nos relançamentos dos anos 70.



Gabriel Haruo Mariano Kashimoto

Créditos:
 Paulo Henrique Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário